[fotografia de Sara Viães]

(rev2014.2)

– não dispensa a leitura atenta do regulamento

 

1. O FESTIVAL

- O QUE É O FESTIVAL?
O Fast Forward Portugal é um festival de curtas-metragens em que as equipas são convidadas a realizar um filme em 24 horas. O filme em formato digital deverá ter até três minutos e respeitar o tema entregue pela organização no início do Festival a cada equipa. Partindo do tema, cabe às equipas escrever, filmar e editar o trabalho final até ao dia seguinte. A exibição dos filmes das várias equipas e a escolha dos vencedores será feita nessa mesma noite.

- QUEM ORGANIZA O FESTIVAL?
A organização do Festival pertence à Velha-a-Branca – Estaleiro Cultural, CRL e esta VIII Edição conta com uma parceria com o Theatro Circo em Braga. A Velha é uma cooperativa sem fins lucrativos situada no centro histórico de Braga. Abriu portas em Abril de 2004 com o objectivo de promover a criação e a divulgação artística e cultural.

- ONDE E QUANDO DECORRE O FESTIVAL EM 2014?

A VIII edição do Fast Forward Portugal terá lugar nos dias 20, 21 e 22 de Novembro de 2014 em Braga, na Velha-a-Branca, no GNRation e no Theatro-Circo. Uma vez que a organização do Festival é da responsabilidade da Velha-a-Branca, todas as questões relativas a inscrições deverão ser tratadas na/com a Velha.

- QUAIS SÃO AS VÁRIAS ETAPAS PARA UMA EQUIPA PARTICIPAR NO FESTIVAL?
1º) inscrição no festival
2º) 21 NOV – das 17h às 20h – levantamento do tema pela equipa na Velha-a-Branca
3º) 22 NOV – das 15h às 17h – entrega do filme no THEATRO CIRCO
4º) 22 NOV - das 15h às 19h – levantamento dos 3 bilhetes-oferta às equipas na bilheteira do THEATRO CIRCO
5º) 22 NOB - 22h – exibição dos filmes em competição na Sala Principal do THEATRO CIRCO
6º) 22 NOV - 1h (noite de sábado para domingo) – anúncio público dos filmes vencedores

- SÓ QUERO ASSISTIR ÀS PROJECÇÕES – ONDE COMPRO OS BILHETES?

20 NOV - 22h@GNRATION - “FAST FORWARD” POR JORGE COELHO + PAULO MIRANDA*
21 NOV - 18h @GNRATION — extensão InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias*
21 NOV 21h @GNRATION — extensão Arquiteturas Film Festival*
22 NOV - 22h @THEATRO CIRCO — projeção das curtas em competição e entrega de prémios**

*bilhetes à venda no GNRATION
**bilhetes à venda no THEATRO CIRCO

- POSSO VOTAR NOS FILMES EM COMPETIÇÃO NO THEATRO CIRCO?
Sim. O filme mais votado pela assistência arrecadará o Prémio do Público.

 

2. INSCRIÇÕES EQUIPAS

- ONDE ME INSCREVO?
Através do site www.fastforwardportugal.com

- QUANTO CUSTA A INSCRIÇÃO?
A inscrição no festival é de 25€ por equipa e é feita obrigatoriamente online. O pagamento deve ser efectuado por transferência bancária.

- POSSO FAZER A INSCRIÇÃO SÓ NO ÚLTIMO DIA?
As inscrições fecham se se atingir o limite de 45 equipas, por isso, a Velha-a-Branca aconselha que a inscrição seja feita o mais cedo possível.

 

3. EQUIPAS

- NUNCA FIZ UM FILME – POSSO PARTICIPAR?
Claro que sim. No entanto, para não partir em desvantagem a Velha-a-Branca organiza workshops de formação e preparação para o Festival.

- É NECESSÁRIO A PARTICIPAÇÃO EM EQUIPA?
Dado que o filme terá que ser integralmente desenvolvido durante o festival a Velha-a-Branca aconselha a que se constituam equipas com pessoas de valências várias para executarem todas as tarefas necessárias - escrever, filmar, montar, dar a cara no filme, etc.

- QUANTOS ELEMENTOS TEM DE TER A EQUIPA?
O número de elementos é totalmente livre.

- OS MEIOS TÉCNICOS SÃO DOS CONCORRENTES OU DA ORGANIZAÇÃO?
As equipas concorrentes devem possuir os meios técnicos para a realização integral dos seus filmes em HD.

4. FILME A APRESENTAR

- QUANTO TEMPO TEM A EQUIPA PARA REALIZAR O FILME?
No máximo 24 horas. A equipa pode levantar o tema entre as 17h e as 20h do dia 20. E pode entregar o filme pronto entre as 15h e as 17h do dia seguinte.

- E SE ME ATRASAR A ENTREGAR O FILME?
Os filmes entregues após as 17h não integrarão a competição. No entanto, farão parte do arquivo do Festival. Para evitar os problemas sucedidos numa das edições passadas, mais uma vez não haverá qualquer tolerância na hora de entrega.

- PODEREI SUBMETER AO FESTIVAL UM FILME QUE REALIZEI ANTES?
Não. Os filmes deverão ser integralmente criados durante as 24 horas do festival e têm de respeitar o tema entregue no início do festival.

- ONDE DEVO REALIZAR O FILME?
As equipas são livres de escolher os espaços onde vão recolher as imagens assim como de executar os trabalhos de montagem e edição. No entanto, deverão ter em conta que necessitam de estar presentes no início do Festival na Velha-a-Branca na cidade de Braga, para a recolher o tema do filme e que, no dia seguinte, deverão proceder à entrega do filme realizado no Theatro Circo, na mesma cidade.

- EM QUE CONSISTE O TEMA DO FILME ENTREGUE ÀS EQUIPAS?
O tema do filme serve para a Velha-a-Branca avaliar se o filme foi integralmente concebido e rodado durante o Festival. Para evitar tornar o Festival monótono, há cinco temas a concurso embora as equipas só possam escolher um (através de envelope fechado). No primeiro dia do Festival (sexta-feira) o responsável da equipa deve, por isso, deslocar-se à Velha-a-Branca para escolher um envelope. A organização registará o tema atribuído à equipa que não poderá ser alterado. O tema não é o guião e deve ser entendido somente como uma referência ou como uma fonte de inspiração para escrever o argumento de uma curta-metragem até três minutos. O importante é a criatividade das equipas a partir do tema que poderá assumir a forma de um conto, de uma frase, de um poema, de uma fotografia ou, simplesmente, de uma palavra.

- QUE CONSELHOS DÁ A VELHA ÀS EQUIPAS INICIANTES?
1º [antes do festival] testar a câmara de vídeo a utilizar, bem como as ligações ao computador; verificar que a câmara está configurada para 720p ou 1080p (HD ou FULL HD); testar o software de edição; fazer uma pequena edição de um vídeo e exportá-lo num dos dois formatos regulamentares
2º planificar bem o filme e a edição antes de passar às filmagens;
3º evitar filmar em interiores ou à noite em exteriores sem iluminação adequada;
4º de dia, manter o sol atrás da câmara;
5º de preferência utilizar sempre um apoio para a câmara ou um tripé;
6º iniciar a gravação uns segundos antes da acção se iniciar e parar somente uns segundos depois de terminar a acção;
7º durante a filmagem tomar nota dos takes bons para serem mais fáceis de localizar na edição;
8º usar microfone; se não houver microfone disponível, evitar diálogos muito longe da câmara; recolher os sons necessários para a edição durante a rodagem;
9º não descurar a edição e reservar algumas horas para a fase de montagem;
10º não utilizar qualquer material de outrem, protegido pelas leis nacionais e internacionais de copyright, sem a devida autorização;
11º correr e testar o ficheiro com a versão final do filme antes de o entregar
12º entregar o filme até às 17h para poder integrar a competição!

- POSSO INCLUIR NA BANDA SONORA UMA MÚSICA DE QUALQUER GRUPO QUE EU GOSTE?
Só com a devida autorização é possível incluir músicas compostas e produzidas por terceiros. Há, no entanto, a possibilidade de compor a própria banda sonora ou de utilizar músicas e sons de livre utilização que se podem obter em diversos sites (ex: www.freesound.org; incompetech.com/m/c/royalty-free/; www.8bitpeoples.com; www.archive.org/details/audio_music, etc). O filme que viole os direitos de autor será excluído da competição, ainda que eventualmente tenha sido exibido.

5. ENTREGA DO FILME

- QUE FORMATO DEVERÁ TER O FILME FINAL?
O ficheiro final deve ser exportado para uma pen fornecida pela Velha-a-Branca em alta definição - ficheiro MP4/MOV, norma H.264, formato preferencialmente 1080/25p (1920x1080) ou 720/25p (1280x720)

- TENHO MESMO DE ENTREGAR O FILME ATÉ ÀS 17H DE SÁBADO?
Sim e tem de vir acompanhado da declaração de cedência de direitos de autor devidamente preenchida e assinada, bem como da ficha técnica (ambos a fornecer pela Velha-a-Branca). Os filmes entregues após as 17h não integrarão a competição.

6. PRÉMIOS

- QUAIS SÃO OS PRÉMIOS PARA AS EQUIPAS?
ver a secção prémios