[Fast Forward 2011 @ CCVF, Guimarães - fotografia de João Salreta]

Fast Forward Portugal (rev.2014.3)

1. OBJECTO
O Fast Forward Portugal – Film Festival baseia-se no conceito do festival original criado em Chicago que consiste numa competição de curtas metragens em vídeo integralmente realizadas nas 24 horas anteriores à sua exibição obedecendo o argumento a um tema entregue no início do Festival.

2. ORGANIZAÇÃO
2.1. O Fast Forward Portugal é organizado e promovido pela Velha-a-Branca – Estaleiro Cultural, CRL com sede no Largo da Senhora-a-Branca, 23 - 4700-433 Braga, Portugal.
2.2. A VIII edição do Fast Forward Portugal é organizada em parceria com o Theatro Circo de Braga.
2.3. O e-mail de contacto do Festival é fastforward@velha.org

3. DATAS E LOCAIS
3.1. A VIII edição do Fast Forward Portugal terá lugar entre os dias 20 e 22 de Novembro de 2014 e a competição decorre entre as 17h do dia 21 e as 17h do dia 22.
3.2. O festival decorre na Velha-a-Branca, no GNRation e no Theatro Circo, em Braga.

4. FUNCIONAMENTO DA COMPETIÇÃO
4.1. O Fast Forward Portugal integra uma competição de curtas-metragens com duração até três minutos cada, produzidas em 24 horas e respeitando o tema entregue no início do Festival, por sorteio, a cada equipa.
4.2. Somente as equipas com a inscrição validada pela Velha-a-Branca poderão integrar a competição.
4.3. A Velha-a-Branca reserva-se o direito de exibir filmes de equipas não inscritas que, contudo, não farão parte da competição.
4.4. No dia 21 de Novembro de 2014, entre as 17 e as 20 horas, o representante da equipa inscrita deverá escolher na Velha-a-Branca um envelope fechado que conterá um dos cinco temas em competição e abri-lo diante da organização que procederá ao seu registo; após a abertura de um envelope, o representante da equipa não poderá escolher outro.
4.5. A equipa deverá entregar a versão final do filme respeitando os diversos requisitos previstos no ponto 6 deste regulamento entre as 15 e as 17 horas do dia 22 de Novembro de 2014 no Theatro Circo.
4.6. A exibição pública dos filmes em competição terá lugar nesse dia 22 de Novembro de 2014 na Sala Principal do Theatro Circo, sendo os filmes agrupados por temas.
4.7. No final da exibição, o público presente no Theatro Circo poderá votar num dos filmes em competição, depositando o boletim de voto em urna fechada.
4.8. Após a exibição pública dos filmes em competição, o Júri do Festival anunciará no mesmo local os prémios referidos no ponto 8 deste regulamento.

5. INSCRIÇÕES
5.1. A inscrição no Festival deve ser efectuada através de formulário disponível no site www.fastforwardportugal.com
5.2. O valor da inscrição é de 25 euro por equipa.
5.2.1. Além da inscrição, cada equipa deve entregar 5 euro de caução pelo empréstimo de uma pen, valor esse a devolver no fim do festival contra a entrega da pen.
5.2.2. O pagamento do valor da inscrição e da caução tem de ser efectuado no prazo indicado no formulário de inscrição através de transferência bancária, devendo a equipa de imediato enviar o respectivo comprovativo para o e-mail referido no ponto 2.3..
5.3. A inscrição deve ser efectuada em nome do representante da equipa, podendo esta ter o número de elementos que entender.
5.4. A inscrição só será considerada válida após confirmação pela Velha-a-Branca através de e-mail enviado ao representante da equipa.
5.5. Após 45 inscrições validadas, a Velha-a-Branca reserva-se o direito de encerrar de imediato as inscrições comunicando tal decisão no site acima referido.
5.6. A inscrição de cada equipa dá direito a três bilhetes para a sessão de exibição referida no ponto 4.6 que terão de ser levantados na bilheteira do Theatro Circo durante o dia 22 de Novembro até às 19 horas.

6. REQUISITOS DO FILME
6.1. Apenas serão admitidos a concurso os filmes que preencham cumulativamente os seguintes requisitos:
a) concepção, recolha de imagens, realização e montagem integralmente efectuadas entre as 17 horas do dia 21 de Novembro e as 17 horas do dia seguinte;
b) entrega da versão final do filme no Theatro Circo até às 17 horas do dia 22 Novembro;
c) respeito pelo tema entregue à equipa no início do Festival;
d) cumprimento de todas as normas relativas aos direitos de autor nos termos do ponto 7;
e) duração total até três minutos, incluindo genérico(s);
f) ficheiro final exportado para uma pen fornecida pela Velha-a-Branca em alta definição - ficheiro MP4/MOV, norma H.264, formato preferencialmente 1080/25p (1920x1080) ou 720/25p (1280x720).
g) entrega da declaração de autorização de exibição pública devidamente preenchida e assinada por todos os elementos da equipa (documento a fornecer pela Velha-a-Branca no dia 21 de Novembro com a entrega do tema)
h) ficha técnica devidamente preenchida (documento a fornecer pela Velha-a-Branca no dia 21 de Novembro com a entrega do tema).
6.2. Sem prejuízo do disposto nos pontos seguintes, os filmes que não preencham todos os requisitos previstos no ponto 6.1 serão excluídos da competição.
6.3. O Júri do Festival reserva-se o direito de excluir filmes da competição, ainda que tenham sido exibidos, se, até à decisão do Júri, se verificar que não foram cumpridos os requisitos do ponto 6.1..
6.4. O Júri do Festival reserva-se o direito de admitir na competição, em circunstâncias excepcionais e justificadas, filmes que não preencham os requisitos referidos nas alíneas e) e f) do ponto 6.1.
6.5. Os filmes entregues após a hora referida na alínea b) do ponto 6.1 não serão exibidos nem integrarão a competição mas farão parte do arquivo do festival.

7. DIREITOS DE AUTOR
7.1. Os direitos de autor dos filmes produzidos durante o Festival pertencem aos seus autores.
7.2. As ideias, imagens e registos sonoros utilizados pelas equipas nos filmes deverão ser originais e respeitar o Código do Direito de Autor.
7.3. Não é permitida a utilização, sem autorização dos autores e/ou detentores dos direitos, de qualquer material de outrem, protegido pelas leis nacionais e internacionais de copyright.
7.4. As eventuais infracções serão da exclusiva responsabilidade dos elementos integrantes das equipas infractoras.
7.5. A Velha-a-Branca reserva-se o direito de exibição, divulgação, compilação e distribuição de todos os filmes que lhe forem entregues no âmbito do Festival, em quaisquer formatos e suportes, em qualquer local, a título gratuito ou não, fazendo referência à equipa que o produziu.

8. PRÉMIOS
8.1. O Fast Forward Portugal atribuirá os seguintes prémios:
a) Melhor Filme/dst;
b) Banda Sonora Original;
c) Argumento;
d) Fotografia;
e) Prémio do Público;
f) Cidade de Braga/CMB;
g) Criatividade/SHAIR

8.2. O Prémio Melhor Filme/dst corresponde a 1000,00€ (mil euro) e será decidido pelo Júri do Festival que o atribuirá ao filme que reunir mais pontos nas seguintes categorias: adaptação do argumento ao tema entregue; fotografia; montagem; banda sonora original.
8.3. Os prémios Banda Sonora Original, Argumento e Fotografia correspondentes cada uma a uma câmara Canon Powershot A800 serão decididos pelo Júri do Festival e destinam-se aos melhores filmes em cada uma das áreas e são cumuláveis entre si mas não com o Prémio Melhor Filme/dst.
8.4. Ao filme que reunir o maior número de votos da assistência presente no Theatro Circo será atribuído o Prémio do Público correspondente a um smartphone LG L1 II.
8.5. O Prémio Cidade de Braga/CMB corresponde a 1000,00€ (mil euro) e será decidido pelo Júri indicado no ponto 9.2.que o atribuirá ao filme que, respeitando o tema entregue, tiver mais ligação à cidade de Braga em termos a definir por esse Júri.
8.6. O Prémio Criatividade/SHAIR corresponde à celebração de um contrato remunerado de realização de uma curta-metragem com o grupo dst e será decidido pelo Júri indicado no ponto 9.3. que o atribuirá ao filme que se revelar mais criativo em termos a definir exclusivamente por esse júri.
8.7. Todos os prémios são cumuláveis entre si com a excepção constante do ponto 8.3.
8.8. Caso não se encontrem preenchidos os critérios mínimos a definir pelos respectivos júris, os prémios das al. f) e g) poderão não ser atribuídos.

9. JÚRI
9.1. O Júri do Festival é independente da organização do Festival e da Velha-a-Branca e será constituído por três elementos convidados para esta edição.
9.2. O Júri do Prémio Braga/CMB é independente da organização do Festival e da Velha-a-Branca e será constituído por três elementos indicados pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga.
9.3. O Júri do Prémio Criatividade/SHAIR é independente da organização do Festival e da Velha-a-Branca e será constituído por três elementos indicados pela Shair.
9.4. As decisões dos Júris serão tomadas por escrito em acta.
9.5. Das decisões do Júri não há lugar a recurso.
9.6. Aos elementos do Júri é vedada a participação na competição.

10. DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. A inscrição no festival implica a aceitação integral deste regulamento.
10.2. Os casos não previstos no presente regulamento serão decididos pela Velha-a-Branca.
10.3. Qualquer dúvida e/ou situação não prevista no presente Regulamento deve ser submetida, por e-mail, para o endereço referido em 2.3..
10.4. A Velha-a-Branca reserva-se o direito de introduzir alterações ao presente Regulamento, dando disso conhecimento a todos os representantes das equipas.


Strict Standards: Non-static method TanTanFlickrDisplayBase::footer() should not be called statically in /home/fastforw/public_html/fastforward/wp-content/plugins/tantan-flickr/templates/photoalbum-resources.php(232) : runtime-created function on line 1